sábado, 21 de janeiro de 2012

Liberdade ou Libertinagem?

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8.32).
Alguns jovens de hoje andam meio perdidos, pois não sabem, na realidade, o que é ter liberdade, mesmo porque confundem o conceito de liberdade e libertinagem que são bem diferentes.
Liberdade significa, segundo o dicionário Aurélio: Poder de agir, no seio de uma sociedade organizada, segundo a própria determinação, dentro dos limites impostos por normas definidas. A pessoa sabe que existem consequências associadas às suas ações.
Libertinagem significa: Poder fazer tudo sem ninguém tentar impedir. É um ato de rebeldia egocêntrica e inconsciente.
Grande parte dessa confusão de conceitos se deve aos meios de comunicação que mostram jovens tomando atitudes associadas a libertinagens e, muitas vezes, não mostram as consequências desastrosas que elas acarretam na vida deles.
Muitos adolescentes têm atropelado sua liberdade por achar que podem tudo, forçando sua independência, embora ainda não estejam preparados para isso. Acabam antecipando e distorcendo a ideia de liberdade, já que não conseguem ter equilíbrio em seus próprios passos.
As informações que o jovem recebe no que diz respeito à liberdade, muitas vezes o levam a agir de maneira liberal em suas atitudes, pois acham que tudo podem, tudo é normal, e consideram o tempo de seus pais como ultrapassado.
Alguns jovens têm errado muito em seu procedimento, e o resultado tem sido jovens se acabando nas drogas, nos vícios, perdendo uma formação profissional por conta dessa ‘liberdade’ e se afastando de Deus.
A liberdade é um direito humano, mas esse direito não diz respeito à irresponsabilidade e indisciplina.
“Posso fazer tudo o que quero”. Sim, mas nem tudo me convém. “Posso fazer tudo o que quero”, mas não deixarei que nada me escravize. (Coríntios 6:12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário