Quando falamos em desenvolvimento espiritual de crianças, surge uma grande interrogação. As crianças podem crescer espiritualmente? De fato que sim, e o principal responsável por esse desenvolvimento são os pais.
Segundo a Palavra de Deus, se não houver o crescimento espiritual, o desenvolvimento da criança torna-se incompleto: "...crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens" (Lucas 2,52). Crescer em sabedoria é crescer intelectualmente e isso ocorre através do ingresso da criança na escola. Crescer em estatura é desenvolver-se fisicamente. Através do cuidado da mãe com a alimentação da criança e a sua higiene é possível proporcionar-lhe esse desenvolvimento. E crescer em graça? Esse crescimento refere-se exatamente ao desenvolvimento espiritual da criança.
Pais observem que, se não houver o crescimento espiritual, a criança jamais se tornará tal como Jesus, e sabemos que o desejo de todos que seguem a Jesus é que seus filhos cresçam como Ele. Para que isso aconteça, primeiro é preciso que a criança sinta que foi desejada pelos pais e que ela é um presente de Deus. Se você ainda estiver em estado de gestação, diga isso para o seu filho todos os dias acariciando o seu ventre e continue a dizer após o seu nascimento. Quando Jesus nasceu naquela estribaria, Ele ouviu seus pais terrenos glorificarem a Deus, bem como as pessoas que foram visitá-lo. Independente da sua condição social, seu filho pode tomar conhecimento do Deus que você serve. Vale ressaltar que os primeiros quatro anos de vida da criança são a base para o desenvolvimento em todas as áreas de sua vida, inclusive a espiritual. Viver em meio a uma família cheia de amor e temor a Deus durante a primeira infância é a base para toda criança experimentar um desenvolvimento espiritual como Jesus experimentou.
Publicado na Folhinha Universal
Nenhum comentário:
Postar um comentário